11.10.07

O caso dos "Ninjas" (notícia RTP)


"Ninjas" dão novo prazo ao governo são-tomense
Os "ninjas", polícias são-tomenses que desde segunda-feira ocupam o Comando Geral da corporação, reivindicando o pagamento pelo governo de subsídios alegadamente em falta, deram mais um prazo às autoridades, disse à agência Lusa o porta-voz do grupo.
Segundo o primeiro subchefe Wilson Quaresma, contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, o novo prazo acaba às 10:00 de sexta-feira (09:00 em Lisboa).
"Enviámos uma proposta que está a ser analisada pelo Conselho de Ministros e estamos à espera da resposta", disse.
A proposta não é nova e continua a ser a mesma que foi apresentada segunda-feira, ou seja, que o governo pague aos cem efectivos do Corpo de Intervenção, ou "ninjas" como são conhecidos em São Tomé, os 50 milhões de dobras (cerca de 2.600 euros) que alegadamente lhes são devidos e terão sido prometidos durante a formação em Angola, em 2003-2004.
"A nossa proposta é o pagamento (a cada um dos cem "ninjas") da verba mensal, 380 dólares (cerca de 260 euros) que nos foi prometida quando fizemos a formação em Angola", destacou.
Caso o governo vá ao encontro das reivindicações dos "ninjas" fica a faltar a construção do quartel, a segunda parte do pacote reivindicativo apresentado segunda-feira.
Relativamente ao início deste processo reivindicativo, a diferença relativamente a hoje é que os 12 oficiais, incluindo o comandante-geral da polícia são-tomense, já foram libertados, mantendo-se a ocupação do Comando Geral.
"O prazo para a resposta do governo termina às 10:00. Até lá continuamos a controlar o Comando Geral e os 12 comandos distritais distribuídos pelo país", salientou Wilson Quaresma.
Se o governo continuar sem ir ao encontro das pretensões dos polícias revoltosos, o que será feito a seguir será resultado de uma decisão colectiva.
"Se o governo não aceitar a proposta, depois dependerá de nós", limitou-se a dizer o porta-voz dos "ninjas", sem querer adiantar pormenores.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-10-11 20:10:02

2 comentários:

Anónimo disse...

parece que vão pagar aos Ninjas...
O pagamento vai ser feito com...

Pastilhas Gorilax!!!

Anónimo disse...

Alguém ironiza com esta situação!
Eu não consigo e fico muito triste com a instabiblidade que estas situações causam. Pelo País, pelos cidadãos, pelos cooperantes que também fazem parte da Comunidade, eu espero que resolvam rápido tudo isto.
Força e calma. Firmeza na acção do vosso trabalho, amigos do Fruta-Pão.
Um beijinho João.
Emília

 
Site Meter